Uma cidade inteira dentro de um tubo | An entire city within a tube

Sobre nós

OPORTO drawings®, uma visão e um conceito

A OPORTO drawings® é uma marca portuguesa apostada em provar que é possível fazer caber cidades inteiras dentro de pequenos tubos. 

Desde 2013, retrata e difunde os ícones urbanos do Porto e de outras cidades, transformando-os em obras artísticas e de decoração ao alcance de todos.

Podes adquirir um desenho OPORTO drawings® em tubo e emoldurá-lo facilmente onde quiseres. Se o ofereceres, é garantido que recebes um sorriso de volta.

Podes também fazer ou oferecer a coleção completa de uma cidade/série; Se o fizeres passas a ser um opolover. :)

Assim que um desenho OPORTO drawings® esteja numa moldura e fixo a uma parede, ganha-se uma janela sobre a cidade. É através dessas janelas que podes iluminar a tua vida ou a de outra pessoa, recordar uma memória ou experimentar a magia de ter o Mundo dentro de casa.

Costumamos dizer que transportamos as memórias das pessoas dentro de pequenos tubos e que conseguimos a proeza de levar as cidades diretamente para dentro de casa.

 

O autor

Pedro Monteiro (1982), com formação em Arquitetura e coração no Porto.

Teve como mentor o Mestre Manuel Carneiro, com quem aprendeu a pintar aguarelas e óleos sobre tela.

Aperfeiçoou a técnica do desenho na Escola Especializada no Ensino Artístico de Soares dos Reis.

Utiliza o esquiço com caneta bic na sua prática profissional diária de pensar a Arquitetura.

Participou em variadas exposições individuais e coletivas.

O seu trabalho tem representação em inúmeras coleções privadas nacionais e internacionais.

Fascinado pelas cidades e os seus edifícios.

Interessado na representação real através do desenho e na interpretação imaginária ou nas memórias que possam resultar dos seus trabalhos.

 

Opografia©, um novo horizonte para a Arte

No âmbito do conceito de obra gráfica original, a opografia© consiste numa certificação técnica de excelência que, ao estabelecer critérios precisos de produção no que diz respeito aos suportes, dimensões e qualidade de tintas, permite obter uma série de obras gráficas numeradas e assinadas pelo autor.

A certificação opográfica© garante assim os mais elevados padrões de produção artística, assegurando uma qualidade e durabilidade excecionais dos trabalhos produzidos.


 

Produção controlada

O processo opográfico© permite o controlo da qualidade e quantidade da produção. A chancela opográfica© impede qualquer tipo de plágio, uma vez que cada obra está numerada, certificada e assinada. Cada giclée faz parte de uma edição/série. O fato das nossas opografias serem de série limitada acrescenta como é natural valor ao trabalho, já que apenas um conjunto limitado de pessoas vão possuir determinada opografia. Normalmente, cada série fechada tem um limite máximo de 200 exemplares, as suas dimensões são o standard A4 (210x297mm) e o suporte é em papel fine art de 180g/m2 de grão ligeiro e ph neutro.


 

A procura de um nome

Já em 1991, nos Estados Unidos, Jack Duganne utilizou um termo genérico para descrever as obras da artista Diane Bartz. Utilizou o termo francês “gicleur” que aperfeiçoou em seguida para “giclée”.

Outros artistas optaram por criar a sua própria designação. Foi o caso de Philip Plisson, o artista especializado em cenas marítimas, que criou a designação “pixographie”, ou de Jean-Noël l’Harmeroult, o fotógrafo que designou as suas obras de “hyperchromes”.

Já em 2003, assiste-se ao aparecimento da designação “digigraphie”, apresentando-se também esta como uma nova técnica na produção de arte.

A designação específica Digigraphie Collection (atribuída às obras de artistas falecidos) atrai hoje o interesse de museus em toda a Europa. Vários museus, tanto nacionais como privados, oferecem hoje aos visitantes a oportunidade de adquirirem exemplares únicos e de grande qualidade dos trabalhos dos seus artistas preferidos. É o caso da recente exposição do pintor Jean-Auguste-Dominique Ingres (1780-1867), na qual o museu do Louvre e a RMN (associação de Museus Nacionais Franceses) lançou uma edição de 12 obras, utilizando a referida técnica. Outros museus utilizam também o mesmo método, disponibilizando nas suas lojas séries obtidas por processos controlados. É o caso do museu Albert-Kahn, o museu New Monaco e o museu Orleans, entre muitos outros.

Neste contexto, tendo como objetivo fazer chegar um conjunto de trabalhos artísticos a todos e a cada um - democratizando a arte, como aliás pretendeu Andy Warhol com as sucessivas representações das latas Campbell ou de Marilyn Monroe - opografia© remete para o local onde são criadas e será o termo mais indicado para designar a produção de séries que resultam da representação dos ícones urbanos que mais nos interessam e que possam ser mais queridos às pessoas que amam as suas cidades e os seus edifícios.

Desenhos originais

Além das opografias temos disponíveis desenhos originais. Estes trabalhos são únicos e irrepetíveis e muitas vezes decorrem de pedidos de encomendas personalizadas. As dimensões dos desenhos originais são muito variadas. Todos os desenhos originais são assinados e datados sobre chancela. Para encomendas de desenhos originais personalizados basta enviar um email com o pedido para info@oportodrawings.com .
Temos como objetivo ceder ou utilizar alguns dos nossos desenhos originais para efeitos de venda sem fins lucrativos, apoio a instituições ou pessoas. Entendemos que temos um papel social que nos interessa garantir e cumprir; Queremos fazer a nossa parte; Propõe-nos este tipo de utilização através do email info@oportodrawings.com .

Cedência de utilização de imagens 

A OPORTO drawings® é uma marca registada no INPI e todas as imagens© produzidas estão devidamente registadas no IGAC e respeitam direitos de autor e direitos conexos. Não sendo o nosso core business, permitimos regularmente a utilização de imagens OPORTO drawings®. A cedência de imagens OPORTO drawings© encontra-se regulada e sujeita a um pagamento devido a utilização do tipo temporário ou permanente. Podemos enviar o nosso regulamento e tabela de preços de cedência de imagens bastando para tal que nos seja enviado o pedido para info@oportodrawings.com .

Dia após dia a desenhar janelas sobre o Mundo | Day after day drawing windows over the World